27 de mar. de 2012

GLS TEEN - CAP. 116



No capítulo anterior...
- O rapaz foge, mas Joaquim não escapa de levar umas bordoadas do pai
- Helena chega assustada com a confusão e logo Ronaldo começa a culpá-la
- Ronaldo obriga Helena a escolher entre ele e o filho. Helena escolhe o filho
- Joaquim se dispõe a ir embora e implora para que Helena vá atrás de Ronaldo, ela recusa
- Joaquim chora desesperado e implora para que o pai não abandone a mãe

CAP. 116

RONALDO: A sua mãe fez a escolha dela. Agora só me resta seguir o meu caminho. (vira as costas e sai)
JOAQUIM (chorando): Vai atrás dele mãe! Não deixa ele ir embora!
HELENA: Joaquim, agora que você já fez a burrada, não adianta tentar consertar. Se aquiete! Pare de chorar, vamos entrar que amanhã é outro dia. A vida recomeça de novo. Vamos entrar.

Helena entra para seu quarto e encosta a porta. Ela deita na cama e fica pensando na vida. Depois de algum tempo consegue pegar no sono.

No quarto dos fundos, Joaquim também não consegue pegar no sono. Ele senta na beira da cama e fica pensando no que fazer. Depois de muito pensar, toma uma decisão.

JOAQUIM (para si mesmo): Eu vou embora. Não posso ficar aqui depois de ter feito uma merda dessas com a minha mãe. Que droga! O brucutu tinha de chegar da rua justamente na hora do meu atendimento? Mas agora já foi!

Joaquim junta suas coisas, coloca na mochila. Depois pega um papel e, com lágrimas nos olhos, escreve um bilhete, que coloca em cima da máquina de costura de Helena.

Logo em seguida, ele entra na casa, pega algo na sala e coloca na mochila. Depois vai à porta do quarto observa por alguns instantes a mãe, que dorme serenamente. Sai, com todo cuidado para não chamar a atenção.

Amanhece o dia...

Joel faz sua corrida matinal e aproveita para conversar com Gilberto da portaria do prédio.

JOEL: E aí, como foi a festa ontem?
GILBERTO: Não foi...
JOEL: Como assim não foi? Eu te chamei pra ir à sauna e você falou que não poderia ir porque tinha uma festa pra ir à noite com o seu namoradinho...
GILBERTO: Pois é, aconteceu um imprevisto e nós não fomos. Aliás, tô muito preocupado com ele. Até agora não me deu notícias. Esperei aqui até as dez da noite e nada, depois fui na casa dele, fiquei lá mais de uma hora e nada. Estou preocupado. Acho que alguma coisa muito séria aconteceu com ele...
JOEL (debochado): Aaaaah... Você não sabe mesmo o que aconteceu?
GILBERTO: Claro que não, mas acho que é alguma coisa muito séria.
JOEL: Acorda, Gilbertina! É claro que ele foi pra festa, só que outra pessoa.
GILBERTO (incrédulo): Lá vem você com as suas desconfianças... Que mania você tem de achar que as pessoas estão sempre mentindo, sempre aprontando...
JOEL: Gildete, eu conheço as bibas. Elas são terríveis, querida. Tiram até leite de pedra... Imagine só: o cara bonito, rico, vivido, cheio de amigos... Você acha mesmo que você é a única pessoa que ele conhece?
GILBERTO: Uai, mas se ele não quisesse que eu fosse à festa com ele, porque haveria de me convidar?
JOEL: Oras! Mudou de ideia... Vai ver que apareceu alguém mais interessante, mais bonito que você, mais novo no pedaço... Essas coisas acontecem querido. Você precisa parar de confiar cegamente nas pessoas. Aqui não é a sua cidadezinha do interior onde todo mundo é honesto, sincero, verdadeiro não... Cidade grande é outra coisa. Principalmente no meio LGBT existem pessoas falsas, interesseiras, mentirosas... As pessoas agem muito por conveniência, por interesse, entende? Elas são capazes de qualquer coisa por causa de sexo, de relacionamento, compreende?
GILBERTO: Estranho isso. Não consigo ver as coisas dessa maneira...
JOEL: Com o tempo você aprende. Pior que até aprender você vai levar muita rasteira... O cara iria te levar na festa para te exibir pros amigos dele como um troféu. De repente, apareceu alguém, ou outra proposta, e ele mudou de ideia. E ponto.
GILBERTO: Mas você acha que eu tenho de mudar os meus princípios, tenho de virar um falso, um mentiroso, só pra ficar igual a todo mundo?
JOEL: Não é isso. Tô querendo dizer pra você abrir os seus olhos, ficar esperto. Não confiar em tudo que te dizem, não confiar em todos os sorrisos que te dão... Nem sempre são sorrisos sinceros, entende?
GILBERTO: Entendi, em partes. Mas acho que você tá enganado quanto ao Romero. Ele é um cara bom, honesto, sincero. Não iria fazer uma presepada dessas comigo...
JOEL: Bom, mais dias menos dias você acabará descobrindo. Eu vou nessa que ainda quero correr mais uns três quilômetros. Até mais. Bom trabalho.
GILBERTO: Bom trabalho. Depois a gente fala mais. (depois que Joel se retira, para si mesmo) Mania que esse cara tem de achar que todo mundo é mentiroso, falso... Parece que não acredita nem na própria sombra...

Helena chega ao quartinho para trabalhar e se surpreende com a ausência de Joaquim, que deveria estar dormindo. Em seguida ela pega o bilhete em cima da máquina de costura e lê.

HELENA: “Mãe, não quero mais ser um problema na sua vida. Sei que a senhora me ama muito, mas sei também que a senhora precisa do meu pai para ajudar a cuidar dos meus irmãos. Vou seguir o meu rumo e assim que puder eu dou notícias. Vai atrás do meu pai e chama ele de volta. Diga que eu não volto mais aqui em casa se ele não quiser. Também te amo muito. Beijos. Joaquim.”

HELENA (sem conter as lágrimas): Ah meu Deus! Agora além do marido fiquei sem o filho também! E agora, como vai ser?

Continua amanhã...


>>>>>>>>>>>>>>>> 

Você sabia?

O conhecimento do "tamanho da população homossexual é uma promessa para ajudar os cientistas sociais compreenderem uma ampla gama de questões importantes, questões sobre a natureza geral das escolhas do mercado de trabalho, a acumulação de capital humano, a especialização dentro das famílias, discriminação e as decisões sobre a localização geográfica."

Nenhum comentário:

Postar um comentário